Palestrantes Confirmados – SBMR

Sergio A. B. da Fontoura

Palestra:  O papel da engenharia de rochas na exploração e no desenvolvimento de campos de petróleo

Curriculum Vitae

em breve

Resumo da Palestra

O desenvolvimento de um campo de petróleo envolve muitas atividades relacionadas a maciços rochosos. Estes maciços rochosos possuem algumas características especiais: são majoritariamente formados por rochas sedimentares, alguns se localizam a grandes profundidades e em ambiente geológicos complexos, podendo estar sujeitos a elevados compôs de tensões in situ, elevadas pressões de fluidos e altas temperaturas. A engenharia e a mecânica das rochas contribuem sobremaneira para garantir a segurança das operações e para otimizar os investimentos necessários para a implantação de um campo de petróleo. Durante a palestra diversos exemplos que tratam da importância da engenharia de rochas para a indústria do petróleo serão fornecidos.

Prof. Dr. Milton Assis Kanji

Palestra:  Fundações de barragens afetadas por aspectos geológicos e geotécnicos.

Curriculum Vitae

O Prof. Dr. Milton Assis Kanji é especialista em Geologia de Engenharia, Geotecnía e Mecânica das Rochas. Foi Vice-Presidente para a América do Sul da Sociedade Internacional de Mecânica das Rochas, da qual recebeu o título de “Fellow”; Presidente do Comité Brasileiro de Mecânica das Rochas; e Diretor Secretário da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica, da qual recebeu o Prêmio Terzaghi e o título de Especialista Geotécnico. Desde 2012 é Chairman do Comité Técnico de Rochas Brandas da ISRM.

É Consultor Independente nas suas especialidades, participando de Juntas de Consultores em aproveitamentos hidroelétricos nacionais e internacionais. Participou em cerca de 50 barragens, tanto em projeto como em consultorias diversas. Atuou como Perito de Tribunais Arbitrais ou como Assistente Técnico em arbitragens ou sinistros de hidroelétricas, barragens e túneis, inclusive no sinistro da ruptura da Barragem do Fundão (SAMARCO) e do Túnel 501 (DERSA). Realizou o projeto dos túneis da Petrobrás para passagem de gasodutos e dos túneis do Mineroduto Minas-Rio da Anglo American Ferrous Brazil.

Na atividade acadêmica que desenvolveu paralelamente à profissional desenvolveu atuou como Professor Associado pela Escola Politécnica (USP), onde lecionou cursos de graduação e pós-graduação em Mestrados e Doutorados. Desenvolveu pesquisas aplicadas no campo da Geotecnía, como resistência residual, estabilidade e contenção de taludes, controle de “debris flows”, efeito de chuvas na estabilidade de taludes, e tratamento e melhoria de maciços. Publicou mais de 100 artigos em revistas e congressos, inclusive diversos capítulos em livros sobre estabilidade de taludes e desastres naturais. Conferencista em inúmeros congressos nacionais e internacionais.

É Geólogo (USP, 1960), Master of Science em Geologia de Engenharia (Univ. Illinois, EUA, 1970), Doutor em Geologia (USP, 1973) e Livre Docente em Obras de Terra (Escola Politécnica, USP, 2000).

Resumo do Palestra
em breve

Realização

Patrocinadores Ouro

Patrocinadores Prata

Patrocinadores Bronze

Patrocinadores Estanho

Apoio

Secretaria Executiva e Agência
de Turismo Oficial